quarta-feira, 5 de março de 2008

STF DECIDE HOJE FUTURO DAS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS NO BRASIL.

Julgamento decide se pesquisa com células-tronco de embriões humanos, liberada pela Lei de Biossegurança (LEI Nº 11.105, DE 24 DE MARÇO DE 2005.), é inconstitucional.
O Supremo Tribunal Federal (STF) se reúne para decidir nesta quarta-feira (5) se permite ou não a pesquisa com células-tronco embrionárias humanas no Brasil, liberada originalmente há três anos pela Lei de Biossegurança. O tribunal julga o mérito de uma ação direta de inconstitucionalidade que quer barrar os estudos, os quais supostamente ferem o direito à vida estabelecido na Constituição. A decisão coloca muita coisa em jogo tanto para os opositores quanto para os defensores desse tipo de estudo.
Para os cientistas brasileiros, trata-se da oportunidade de tomar parte na área mais promissora da pesquisa biomédica moderna, que abre a possibilidade -- ainda longe de ser realizada -- de tratar doenças hoje incuráveis e de entender em detalhes sem precedentes o desenvolvimento do organismo humano. Por outro lado, grupos religiosos, em especial a Igreja Católica, consideram que a liberação da pesquisa com embriões seria um primeiro passo perigoso rumo à legalização do aborto e a outras práticas vistas como ameaça ao direito à vida.
INFORMAÇÕES: